Palavra do Bispo – Jesus é a palavra definitiva de Deus Pai

1ª Missa Jovens Paroquial
16 de fevereiro de 2019

Por: Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville.
Você também pode escutar a mensagem de Dom Francisco. Clique aqui para ouvir.
Todos nós, seres humanos, em muitos momentos de nossas vidas nos deparamos com questões que exigem decisões e respostas. Ainda com tenra idade, escutamos pessoas nos perguntarem: “O que você vai fazer na vida? Vai seguir a profissão de seu pai?” Na juventude, além da decisão vocacional, a grande maioria deve escolher criteriosamente o companheiro ou companheira com que vai compartilhar a sua vida e formar uma família. Enfim, a vida exige de nós escolhas e posicionamentos em questões pessoais, familiares, profissionais e também de fé.
Como tornar-me um ser humano à altura do projeto do Criador? Qual é o caminho a percorrer para alcançar a felicidade plena e absoluta, tão buscada por todos nós? Onde encontrar as respostas para tão importantes e decisivas perguntas? Nós, cristãos, as encontramos na Sagrada Escritura.
Certa vez encontrei uma definição de evangelizar como a arte de ensinar ao ser humano a bem viver aqui e na eternidade. Jesus Cristo, ao iniciar sua vida pública, afirmou que veio para evangelizar os pobres (cf. Lc 4,18). O Papa emérito Bento XVI, então Cardeal Ratzinger, no ano 2000, explicitou com outras palavras a mesma afirmação de Jesus: “Eu vos mostro a resposta à vossa pergunta fundamental, eu vos mostro o caminho da vida, eu vos mostro a estrada à felicidade. Antes, eu sou este caminho”. Não há dúvida nenhuma que existe uma íntima relação entre Jesus Cristo, a Palavra do Pai, e a nossa realização humana e eterna.
Ao ter presente o conjunto da Sagrada Escritura compreende-se em profundidade a realidade da Palavra de Deus. O Deus da Bíblia é um Deus que se revela, isto é, mostra-se, dá-se a conhecer, comunica-se. Ele é o Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó. Por vontade própria, revela-se mediante a Palavra e desta forma comunica-se com o ser humano estabelecendo uma relação amorosa.
O fundamento de toda a Bíblia é Deus que fala. O homem da Bíblia relaciona-se com Deus escutando o Senhor e caminhando à luz da fé. O elemento constitutivo de Israel como Povo de Deus é exatamente este: “Dai ouvidos à minha palavra, e serei um Deus para vós e vós sereis um povo para mim. Andai pelos caminhos que vos ordenei para serdes felizes” (Jr 7,23).
A relação de Deus com a humanidade concretiza-se de modo absoluto em Jesus Cristo, a Palavra do Pai. Em outras palavras, Jesus Cristo é a palavra definitiva e total de Deus para os homens e mulheres de todos os tempos. Deus comunica plenamente sua natureza e os seus desígnios através de Jesus Cristo. Tudo o que se pode saber e dizer de Deus encontra-se em Jesus Cristo, o rosto do Pai: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim“ (Jo 14,6).
http://www.diocesejoinville.com.br/noticias/noticias/palavra-do-bispo/palavra-do-bispo–jesus-e-a-palavra-definitiva-de-deus-pai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X